AP colhe assinaturas a projeto que repassa 10% de recursos à saúde
Brasília e Macapá – A Secretaria de Saúde do Amapá estará coletando, a partir do dia 15 de outubro, assinaturas para a campanha nacional "Saúde + 10". O movimento, que é encabeçado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), incluindo o Conselho Nacional de Saúde (CNS), luta em prol de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse de 10% das receitas correntes brutas da União para o Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha pretende coletar mais de 1,5 milhão de assinaturas em todo país.
No Amapá, a Secretaria traça estratégias para obter um número significativo de assinaturas e evidenciar que o Estado está empenhado em aumentar os recursos destinados à saúde, melhorando assim o atendimento aos usuários do SUS.
O Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública foi lançado no dia 13 de março de 2012. A OAB, AMB e várias entidades defendem a ideia com a meta de aumentar o volume de recursos não atendidos pelo processo de regulamentação da Emenda Constitucional 29/2000. (Com informações do Diário do Amapá)