Ophir e Bob King debatem crise e queda nas taxas de sindicalismo
Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, recebeu hoje (12), em seu gabinete, a visita do líder sindical Bob King, presidente do United Auto Workers (UAW), um dos maiores e mais antigos sindicatos de trabalhadores dos Estados Unidos. No encontro, King fez a Ophir um alerta sobre a queda vertiginosa no número de trabalhadores sindicalizados em seu país, o que tem contribuído para piores condições de trabalho, perda de direitos e para uma redução na renda do trabalhador. King apresentou à OAB os termos da campanha de revitalização do sindicalismo a que vem se dedicando e requereu o apoio da OAB, a exemplo do que vem fazendo com instituições de outros países.
Segundo Bob King, as corporações empresariais americanas tem ficado cada vez mais agressivas no sentido de coibir o direito de livre associação dos trabalhadores e de criarem sindicatos encarregados das negociações com as empresas. “A taxa geral de sindicalização era de 35% a 40% na década de 50. Hoje, o percentual de trabalhadores reunidos em sindicatos não passa de 11% e de 7% na área privada”, afirmou a Ophir. Também participou da audiência no gabinete da OAB o advogado do UAW no Brasil, João Piza Fontes.
Na reunião, o presidente da OAB ressaltou a importância do tema, especialmente nesse momento em que o mundo enfrenta uma crise econômica global, o que interfere diretamente nos movimentos sindicais e na vida e remuneração do trabalhador comum.
“É preciso criar mecanismos que possam proteger o trabalhador dessa verdadeira exploração que temos visto em alguns países, que impõem mais de doze horas de trabalho diário sem pagar remuneração condizente. Daí a importância dos sindicatos”, destacou Ophir Cavalcante. “É uma equação difícil de ser resolvida, mas se falarmos a mesma língua e brigarmos pelo mesmo ideal, conseguiremos”, acrescentou. O presidente da OAB ainda relatou ao sindicalista um pouco da história da OAB, seu papel junto à advocacia e à sociedade civil.