Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-PE quer elucidação urgente de assassinato de quatro advogados

quinta-feira, 5 de março de 2009 às 16h35

Recife (PE), 05/03/2009 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco manifestou hoje (05) sua preocupação com os recentes assassinatos cometidos contra advogados pernambucanos - que, em apenas 45 dias, já chegou a um total de quatro homicídios. Para a OAB-PE, essa situação se insere no contexto maior dos problemas em relação à segurança pública - que já registra 768 assassinatos em todo Estado nesses primeiros meses de 2009 -, mas também precisa ser avaliada do ponto de vista do atentado ao Estado Democrático de Direito.

"Toda e qualquer morte em Pernambuco preocupa a OAB-PE. No entanto, preocupa ainda mais quando essa morte é de um advogado e, sobretudo, se sua motivação tem conexão com o seu exercício profissional", afirmou o presidente em exercício da OAB-PE, Eduardo Pugliesi. "Aqueles que atingem os advogados terminam por ferir de morte a própria cidadania brasileira".

Hoje, a OAB-PE enviou ao governador do Estado, Eduardo Campos, ofício solicitando empenho na apuração da morte do advogado Luiz Esteves de Brito, em Arcoverde, e do assassinato do advogado José Marcos Carvalho Filho, ocorrido ontem, dentro de seu escritório, em Olinda. "Além disso, desde à morte de Manoel Mattos, ocorrida na Paraíba, temos designado sempre um conselheiro da própria OAB-PE para acompanhar as investigações e os processos", ressaltou o presidente em exercício.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres