Menu Mobile

Conteúdo da página

Ophir: Suap é projeto que revolucionará Judiciário e vida da advocacia

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009 às 19h05

São Paulo (SP), 18/02/2009 - Um projeto moderno, avançado, feito em cima do que há de mais atual no campo da tecnologia da informação e que facilitará em muito o acesso da advocacia e dos jurisdicionados ao Poder Judiciário, dando mais efetividade às decisões judiciais. Um projeto que também revolucionaráa Justiça do Trabalho e, principalmente, a vida profissional dos advogados, os quais passarão porprofunda mudança de cultura, "desmaterializando" o apego ao processo em papel para lidar com as novas tecnologias. Dessa forma, o presidente em exercício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Junior, definiu hoje (18) o Sistema Unificado de Administração Processual (Suap), base tecnológica do processo totalmente digital na Justiça do Trabalho, lançado em São Paulo.

O presidente em exercício da OAB Nacional participou hoje, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região (São Paulo), da reunião preparatória para instalação do módulo inicial do Suap, que abrangerá inicialmente as varas de Paulínea, São Caetano do Sul e Campinas (todas em São Paulo), estendendo-se depois para todo o País.

Da reunião, em um auditório com cerca de 300 pessoas, participaram também o presidente da Seccional da OAB-SP, Luiz Flávio D''Urso; o coordenador do Suap, desembargador Cláudio Brandão, do TRT da 5ª Região (BA),representantes dos TRTs da 15ª Região (sede em Campinas), 10ª Região (sede em Brasília), além de dirigentes da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Associação dos Advogados de São Paulo (ASSP) e Ministério Público do Trabalho. Ophir destacou que um dos pontos mais importantes da reunião foi também a reafirmação de que a OAB será a única instituição responsável pela certificação digital dos advogados que poderão ingressar no Suap.

A seguir, um relato feito pelo presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante Junior,após a reunião preparatória à instalação doSuap:

"A OAB recebe o projeto do Sistema Unificado de Administração Processual com grande entusismo, poisse trata de um projeto moderno, avançado e que foielaborado em cima do que há de mais atual no campo da Tecnologia da Informação. Ao mesmo tempo, a OAB vem se mostrandopreocupada com a capacitação do profissional da advocacia e estátrabalhando com afincojunto àsSeccionais para mudar a cultura do advogado no que diz respeito à sua adequaçãoao processo eminentemente digital. Isso porqueoadvogado, assim como o membro do Ministério Público, ainda está acostumado ao processo em papel.

As novidades que serão propiciadas pelo Suap, no entanto, levarão a esses profissionaisa possibilidade detrabalhar com mais segurança e comodidade, além delevantar os valores dehonorários de forma muitomais célere. Do ponto de vista social,esse novo sistematornará mais efetivaa disposição constitucional de amplo acesso à Justiça. Trará, ainda,maior transparênciaao Judiciário, uma vez que disponibilizará um leque mais amplo de informaçõessobre a tramitação e julgamento de processos em toda a Justiça do Trabalho.

O Conselho Federal e as Seccionais da OAB estão, neste contexto, trabalhando muito para preparar a advocacia para uma consistente e progressiva adaptação a esse novo momento, o do processo eletrônico. Também éimportante destacarque, a partir desse projeto, viabilizaremos o uso dacertificação digital pelo advogado, a ser realizada pela OAB, umaluta antiga da entidade e por meio da qualavançaremos positivamente rumo ao processo digital.

Como integrante do Comitê Gestor nacional do projeto, para o qual fui indicado a participar pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, posso assegurar que a OAB vai participar e opinardiretamente em cada passo do projeto, atuando ativamente em cada modificação que for necessária para a sua plena instalação".

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres