Menu Mobile

Conteúdo da página

Governo investigará suicídios suspeitos em presídios. Alerta foi da OAB-AL

sábado, 7 de fevereiro de 2009 às 09h25

Rio de Janeiro, 07/02/2009 - Integrantes da Secretaria Nacional de Direitos Humanos chegaram a Alagoas para investigar cinco casos de suicídios de presos ocorridos no mês de janeiro nos presídios do Estado. Os mortos sempre aparecem enrolados pelo pescoço por lençóis das camas de suas celas. A suspeita é de que eles tenham sido mortos e depois pendurados. Os supostos suicídios foram denunciados esta semana pela Seccional da OAB de Alagoas. Parentes de presos dizem que eles não tinham motivos para se matar.

Segundo o ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Pedro Montenegro, as mortes chamaram a atenção porque não existe antecedente num espaço de tempo tão curto. Há a denúncia da existência de "matadores de cadeia", esquadrões da morte para eliminação de detentos. Um dos presos reclamava da falta de trabalho e, como resposta, recebeu a proposta de participar do espancamento de outros presos. Ele se negou e acabou no isolamento, onde se sentiu mal e apareceu enforcado.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres