Menu Mobile

Conteúdo da página

Ao lembrar Jango, deputado pede abertura dos arquivos secretos

sábado, 6 de dezembro de 2008 às 08h31

Porto Alegre, 06/12/2008 - Ao lembrar os 32 anos de morte do ex-presidente João Goulart (Jango), que ocorre hoje (06), o líder da bancada do PDT na AssembléiaLegislativa do Rio Grande do Sul, deputado Adroaldo Loureiro, fez um apelo para que o governo federal abra os arquivos dos anos de repressão, principalmente os das Forças Armadas e Itamaraty. "E um dever de todos nós fazermos este resgate da história. Devemos isso as novas gerações deste País", cobrou o parlamentar, ao usar a tribuna.Loureiro lembra que, desde a morte de Jango, em 1976, na Argentina, pairam dúvidas sobre as circunstâncias do óbito.

O parlamentar também fez uma referência ao ato de anistia de João Goulart, ocorrido em 15 de novembro em Natal (RN), durante conferência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "O governo brasileiro finalmente reconheceu a injustiça cometida contra o grande estadista e, oficialmente, apresentou um pedido de perdão do Estado a família Goulart", comentou Loureiro.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres