OAB-RR denuncia policiais por tortura em adolescentes e cobra punição
Boa Vista (RR) , 04/12/2008 - O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Boa Vista (RR), a tropa de elite da corporação, está sendo acusado de torturar três adolescentes na periferia de Boa Vista. A tortura teria sido praticada por oito policiais do Bope, segundo denúncia feita à Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Roraima (OAB-RR), por parentes dos adolescentes. O presidente da OAB-RR, Antônio Oneildo, e membros da Comissão de Direitos Humanos da Ordem foram pessoalmente até o quartel do Comando da PM entregar um ofício onde formalizam a denúncia e pedem providências.
"É necessário se fazer uma apuração dos fatos apresentados, pois caso sejam comprovados, estamos diante de mais uma agressão típica de torturadores. Pela denúncia, os adolescentes foram submetidos à agressão e prisão ilegal, maus-tratos, trabalho forçado, discriminação, racismo e tortura, crime que lesa a humanidade", afirma o documento da OAB de Roraima, recebido pelo comandante-geral da PM, coronel Jairo Elgaly.
Os representantes da OAB roraimense deixaram claro que o caso não é único e que estão preocupados com as constantes denúncias que recebem. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Ednaldo Nascimento Silva, relembrou outras denúncias que recebeu este ano e disse que a expectativa dos advogados é grande em relação ao novo comando.
Após receber o documento da OAB-RR, o comandante-geral da PM, Jairo Eglayy, prometeu apurar o caso rigorosamente e disse que se ficar comprovado o crime por parte dos policiais, eles serão expulsos dos quadros da Polícia Militar, conforme noticiário publicado hoje pela Folha de Boa Vista.