Menu Mobile

Conteúdo da página

XX Conferência: OAB dará exemplo e completará acessos para portadores de deficiência

sexta-feira, 14 de novembro de 2008 às 18h03

Natal (RN), 14/11/2008 - As sedes de órgãos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como Seccionais e Subseções de todo o País deverão estar completamente adaptadas, dentro dos próximos seis meses, paraacessibilidade às pessoas portadoras de deficiência. Esse prazo para completar a adaptação, que teria já se encerrado em novembro de 2007, foi definido durante painel "Inclusão Social: Ampla, Geral e Irrestrita", por proposta do advogado paulista Luiz Alberto David Araújo, estudioso dessa área. "A OAB precisa fazer primeiro o seu dever de casa, para depois cobrar a mesma acessibilidade tribunais, juizados, promotorias, procuradorias, defensorias", disse.

Luiz Alberto observou, durante sua palestra sobre proteção a pessoas portadoras de deficiência, que "a OAB, como importante órgão da cidadania brasileira, cumpre tarefa de inclusão social, especialmente na questão da acessibilidade". E essa questão, destacou ele, "não é simplesmente adaptar para rampa, mas para uma série de itens fundamentais como banheiro, piso táctil, sinalização de parede, iluminação para pessoas com deficiência visual, auditiva ou cadeirante".

Para o advogado, realizando tais adaptações para acesso dos portadores de deficiência em seis meses, a entidade estará cumprindo seu papel de responsabilidade democrática e de inclusão social, dando exemplo e cobrando aos demais unidades que operam no Judiciário a mesma atitude.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres