Número de Corregedorias instaladas na OAB cresce 50 por cento
Brasília – O número de Corregedorias instaladas nas Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teve um crescimento de 50%, nos últimos três anos. O dado foi apresentado no I Encontro Nacional de Corregedores da OAB, realizado esta semana na sede do Conselho Federal, em Brasília. O evento, aberto pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e conduzido pela secretária-geral adjunta e corregedora-geral da OAB, Márcia Melaré, contou com a participação de corregedores e representantes de 25 Seccionais.
Segundo dados apresentados no encontro, em 2009 apenas cinco Seccionais tinham Corregedoria instalada. Com o trabalho da atual gestão, hoje, no total, são 16 (dezesseis) Corregedorias em todo o país, o que representa um crescimento de 50%. “Os advogados que cometem infrações e agem de maneira antiética precisam ser punidos com agilidade ou até ser excluídos dos quadros da OAB”, destacou Márcia Melaré, ao falar sobre os números, ressatando que essa é uma das missões das Corregedorias, supervisionar a tramitação dos processos disciplinares de modo a dar-lhes eficiência em prazo razoável. A corregedora-geral da OAB destacou, ainda, que a eficiência do processo não é apenas meta, mas também é pressuposto, já que a eficiente atuação dos TEDs contribui sensivelmente à credibilidade institucional da advocacia.
Ainda no evento, foram discutidas a elaboração dos Regimentos Internos das Corregedorias Seccionais; a importância do sistema integrado de acompanhamento de processos e suas fases processuais junto às Seccionais, Subseções e Conselho Federal; e as dificuldades enfrentadas pelas Seccionais no acompanhamento dos processos.