Biblioteca Arx Tourinho
        Entidades Nacionais de Advocacia
        Escola Nacional de Advocacia
        Espaço Rui Barbosa
        Livraria
        Museu Histórico da OAB
        OAB Editora
        Plenário
        Projeto Memória
        Projeto de Visitação Institucional
        Projeto Vocacional
        Sala dos Advogados
        Sala dos Presidentes de Seccionais
        Salas de Conferências

Museu Histórico da OAB

Convidamos os advogados e estudantes de Direitos de todo o país a fazer um passeio pela História da Ordem dos Advogados do Brasil!!!

Inaugurado em 15 de setembro de 2003, o Museu Histórico da OAB foi construído com o objetivo de resgatar e preservar o acervo histórico de seus membros, bem como daqueles que se dedicaram à profissão jurídica.

Tem também o propósito de valorizar, prestigiar e divulgar a importância do Direito e da entidade no panorama histórico nacional. Está aberto para visitações individuais/grupos de terça a sexta-feira, de 9h às 12h e das 14h às 18h.

O Museu Histórico da OAB é assessorado por um Conselho Curador, composto pela totalidade dos ex-presidentes do Conselho Federal da OAB não falecidos, os denominados Membros Honorários Vitalícios que representam a memória viva da institução:


Exmo Sr. Dr. Ophir Filgueiras Cavalcante - Presidente
Exmo. Sr. Dr. Laudo de Almeida Camargo
Exmo. Sr. Dr. Eduardo Seabra Fagundes
Exmo. Sr. Dr. Ernando Uchoa Lima
Exmo. Sr. Dr. Hermann Assis Baeta
Exmo. Sr. Dr. J. Bernardo Cabral
Exmo. Sr. Dr. José Cavalcanti Neves
Exmo. Sr. Dr. José Roberto Batochio
Exmo. Sr. Dr. Marcello Lavenère Machado
Exmo. Sr. Dr. Márcio Thomaz Bastos
Exmo. Sr. Dr. Mário Sérgio Duarte Garcia
Exmo. Sr. Dr. Reginaldo Oscar de Castro
Exmo. Sr. Dr. Rubens Approbato Machado
Exmo. Sr. Dr. Roberto Antonio Busato
Exmo. Sr. Dr. Raimundo Cezar Britto Aragão

Solicitamos aos advogados e cidadãos que porventura quiserem contribuir para o acervo do Museu Histórico da OAB, através da doação de fotos, documentos ou objetos que fizeram parte da História da instituição ou da advocacia brasileira, favor enviar material para nosso endereço, registrado ao final da página, aos cuidados da historiadora Cristina Britto, responsável pelo Museu. Todas as doações passarão por um processo de avaliação do Conselho Curador antes de serem expostas no acervo. Aquelas que forem consideradas inapropriadas, serão devolvidas aos respectivos remetentes.

As visitas de grupos devem ser previamente agendadas pelos telefones (61) 2193-9606 / 2193-9610 - Falar com Cristina ou Francisca; ou pelo e-mail:  visitas@oab.org.br