Biblioteca Arx Tourinho
        Entidades Nacionais de Advocacia
        Escola Nacional de Advocacia
        Espaço Rui Barbosa
        Livraria
        Museu Histórico da OAB
        OAB Editora
        Plenário
        Projeto Memória
        Projeto de Visitação Institucional
        Projeto Vocacional
        Sala dos Advogados
        Sala dos Presidentes de Seccionais
        Salas de Conferências

Biografia - Rui Barbosa

Rui Barbosa nasceu em Salvador, no dia 5 de novembro de 1849. Foi um dos mais importantes personagens da História do Brasil, deixando marcas profundas nos campos do Direito, do jornalismo, da política e da diplomacia. Em 1907, representou o Brasil com brilhantismo na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, sendo eleito Juiz da Corte Internacional de Haia, na maturidade.

Sua excepcional carreira como jurista lhe rendeu a presidência Instituto dos Advogados Brasileiros- IAB entre 1914 e 1918. De sólidos princípios éticos e grande independência política, participou de todas as grandes questões de sua época, dentre as quais as campanhas abolicionista e civilista. Lutou em defesa da Federação e pela fundação da República. Como liberal e grande conhecedor do pensamento político-constitucional anglo-americano, influenciou, sobremaneira, a primeira Constituição republicana do Brasil.

Uma das mais significativas contribuições de Rui Barbosa à Constituição de 1891, foi atribuir, ao recém-criado Supremo Tribunal Federal, o controle sobre a constitucionalidade das leis e atos do Legislativo e Executivo. Como o projeto constitucional não contemplava a garantia da liberdade do indivíduo em situações de violência ou coação, por ilegalidade ou abuso de poder, Rui acrescentou-lhe o direito ao habeas-corpus. Assim, foi Rui Barbosa quem transformou o STF no guardião da Constituição e, em especial, dos direitos e liberdades individuais. Rui ficou conhecido defensor das liberdades individuais e par inseparável do habeas corpus.

Pelo exemplo de ética profissional e talento jurídico, a memória de Rui é fonte de inspiração para um grande número de brasileiros e para a classe de advogados em geral, tanto que, em 1948, foi eleito pelo Conselho Federal da OAB como “Patrono dos Advogados Brasileiros”.

Falecido em Petrópolis, a 1º de março de 1923, seu corpo foi sepultado no Rio de Janeiro com honras de chefe de Estado.