Paulo Bonavides
Agraciado no dia 3 de setembro de 1996, na gestão de Ernando Uchoa Lima
Nascido em Fortaleza, Ceará, no dia 7 de maio de 1923, Paulo Bonavides tornou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil em 1948. Entre 1944 e 1945, foi bolsista do curso de Sociologia Jurídica pela Universidade de Harvard. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Ceará, construiu extensa carreira docente no Brasil e no exterior, onde lecionou como professor visitante nas Universidades do Tennessee, de Colônia e de Coimbra além de ministrar curso sobre literatura brasileira na Universidade de Heildeberg, Alemanha.
Publicou dezenas de livros, destacando-se “Universidades das Américas”, “Ciência Política”, “Teoria do Estado”, “A Crise Política Brasileira”, “Textos Políticos da História do Brasil” e “História Constitucional do Brasil”.
Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, ocupando vários mandatos eletivos entre 1979 e 1987 e permanecendo como Presidente Emérito da mesma instituição desde agosto de 1988. Em agosto de 1985, com o País caminhando para a plena redemocratização, foi escolhido como membro resignatário da Comissão de Estudos Constitucionais, a chamada “Comissão dos Notáveis”, incumbida de elaborar um projeto de Constituição para o Brasil.
Durante a década de 90, foi membro por diversas vezes da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É filiado a inúmeras instituições jurídicas e acadêmicas, tais como o Instituto dos Advogados Brasileiros (OAB), Academia Brasileira de Letras Jurídicas, Internacional Association of Constitucional Law e Instituto Iberoamericano de Derecho Constitucional.
|