Biblioteca Arx Tourinho
        Entidades Nacionais de Advocacia
        Escola Nacional de Advocacia
        Espaço Rui Barbosa
        Livraria
        Museu Histórico da OAB
        OAB Editora
        Plenário
        Projeto Memória
        Projeto de Visitação Institucional
        Projeto Vocacional
        Sala dos Advogados
        Sala dos Presidentes de Seccionais
        Salas de Conferências

Medalha Rui Barbosa

Fábio Konder Comparato
Agraciado no dia 25 de setembro de 2005, na gestão de Roberto Antonio Busato

Nasceu na cidade paulista de Santos a 08 de outubro de 1936. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo no ano de 1959. Seguiu brilhante carreira acadêmica, recebendo em 1963 o prêmio “Louis Milliot”, da Faculdade de Direito da Universidade de Paris, por sua tese de doutoramento em Direito.

É detentor de diversas comendas e prêmios, destacando-se: Medalha "Sobral Pinto" de direitos humanos, atribuída pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Prêmio "Franz de Castro Horzwarth" de Direitos Humanos, atribuído pela OAB- SP, em 1990. Medalha “Teixeira de Freitas”, outorgada pelo Instituto dos Advogados Brasileiros, em 1994. Prêmio “Cidadania” de 1994, atribuído pelo PNBE - Pensamento Econômico das Bases Empresariais, pela criação da Escola de Governo; Medalha do Mérito Legislativo, outorgada pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2001; “Medalha Rui Barbosa”, outorgada pelo Conselho Federal da OAB em 25 de setembro de 2005, durante a XIX Conferência Nacional dos Advogados, realizada em Florianópolis na gestão do presidente Roberto Antonio Busato.

Em 1986 e 1987 foi escolhido delegado brasileiro à VIII e à I Sessão do Grupo de Trabalho sobre a “Nova Ordem Econômica Internacional”, da Comissão das Nações Unidas para o Direito Comercial Internacional (UNCITRAL). Entre 1995 e 1997 foi membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Em 1999 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra.

É o idealizador da Campanha Nacional em Defesa da República e da Democracia lançada pela Ordem dos Advogados do Brasil, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, lançada em novembro de 2004. A campanha tem como objetivo principal ampliar a participação da sociedade nas decisões nacionais, reivindicando que todas as leis eleitorais sejam submetidas à consulta popular por meio da realização de referendos e plebiscitos.

Publicou importantes obras jurídicas como Muda Brasil - Uma Constituição para o Desenvolvimento Democrático (1987), Para Viver a Democracia (1989) e A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos (2004). É fundador/diretor da primeira Escola de Governo, criada em São Paulo no ano de 1991 e compõe a cátedra da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, como professor titular.

 

Conheça os agraciados com a Medalha Rui Barbosa