Biblioteca Arx Tourinho
        Entidades Nacionais de Advocacia
        Escola Nacional de Advocacia
        Espaço Rui Barbosa
        Livraria
        Museu Histórico da OAB
        OAB Editora
        Plenário
        Projeto Memória
        Projeto de Visitação Institucional
        Projeto Vocacional
        Sala dos Advogados
        Sala dos Presidentes de Seccionais
        Salas de Conferências

Medalha Rui Barbosa

Barbosa Lima Sobrinho
Agraciado no dia 7 de agosto de 1995, na gestão de Ernando Uchoa Lima

Pernambucano da cidade de Recife, Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho nasceu no dia 22 de janeiro de 1897 destinado a ter uma carreira vasta e diversificada. Na militância política, foi eleito três vezes deputado federal por Pernambuco (1934, 1945 e 1958) e governou o seu Estado de 1948 a 1951. Procurou manter sempre uma posição de independência. Em suas entrevistas, gostava de lembrar o dia em que, após o golpe de 1964, teve a casa revistada por um oficial e dois soldados. Mostrou sua coleção de obras marxistas e, em seguida, outra estante dedicada a livros antimarxistas. Fez questão de dizer aos militares, ao se despedir, que ficava triste de ver o Exército brasileiro naquele papel de cão farejador, “o mesmo Exército glorioso que um dia se recusou a perseguir escravos fugidos”.

Barbosa Lima foi a primeira personalidade a assinar o pedido de impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992, em co-autoria com a Ordem dos Advogados do Brasil, e anticandidato a vice-presidente do Brasil, numa chapa encabeçada por Ulysses Guimarães, em 1974, sem a menor chance de derrotar o candidato do regime militar, Ernesto Geisel. Na sua história de luta pela democracia, esteve à frente da campanha, em 1984, das Diretas Já e, em 1947, votou contra a cassação do Partido Comunista.

Em seus 103 anos de vida foi advogado, jornalista, ensaísta, historiador, professor e político. Colou grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em 1917, pela Faculdade de Direito do Recife. Foi adjunto de promotor do Recife, em 1917, e advogado no período imediato ao de sua formatura. Dentre inúmeros cargos, foi sócio benemérito do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto dos Advogados do Rio de Janeiro, e Presidente da Academia Brasileira de Letras entre 1953 e 1954. Exerceu a presidência da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) nos biênios de 1926 a 1929, 1978 a 1980 e em períodos subseqüentes, até 1990/92.

Faleceu em 16 de julho de 2000.

Conheça os agraciados com a Medalha Rui Barbosa