Menu Mobile

OAB pela democracia

20 de julho de 2020 - INGRID ZANELLA

A defesa da democracia é o alicerce da cidadania.  É dever de todos, independente da formação ou partido político, pugnar pela liberdade, igualdade de oportunidade, defesa da Constituição Federal e dos direitos humanos. Apenas através da democracia, teremos uma sociedade justa e igualitária.

Importante lembrar que a OAB possui funções que vão muito além da representação de classe dos advogados, incluindo a defesa da Constituição, dos direitos humanos, da ordem jurídica do Estado democrático e da justiça social.

Não podemos esquecer que a democracia inclui a efetiva representatividade, desta forma, a OAB-PE instituiu o Comitê de representatividade, como uma ação afirmativa, de buscar igualdade de oportunidades, redução de discriminação, preconceito de qualquer forma, bem como ratificar que a OAB é a casa da advocacia e cidadania, ou seja, representa a sociedade.

Afinal, o Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos inalienáveis, entre outros, a cidadania e a dignidade da pessoa humana.

Eu defendo a democracia como advogada, professora e cidadã.

Encerramos com o trecho da canção “Tomara” do grande cantor Alceu Valença, compartilhando a roga a Deus por uma nação solidária, que traduz os sentimentos de esperança de dias melhores para todos:  “tomara meu deus, tomara, que tudo que nos separa, não frutifique, não valha; tomara meu deus, uma nação solidária, sem preconceitos, uma nação como nós.”

 

Autor(es):

Curriculum:

Vice-presidente da OAB-PE.


Contribuição doutrinária

Advogados e demais operadores do direito podem colaborar enviando artigos que abordem temas do direito e ciências afins e que envolvam as finalidades institucionais da entidade e da atividade da profissão de advogado. Os interessados devem encaminhar os artigos para biblioteca@oab.org.br


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres