Biblioteca Arx Tourinho
        Entidades Nacionais de Advocacia
        Escola Nacional de Advocacia
        Espaço Rui Barbosa
        Livraria
        Museu Histórico da OAB
        OAB Editora
        Plenário
        Projeto Memória
        Projeto de Visitação Institucional
        Projeto Vocacional
        Sala dos Advogados
        Sala dos Presidentes de Seccionais
        Salas de Conferências

Medalha Rui Barbosa

Como nasceu a Medalha Rui Barbosa

Em julho de 1957,o Presidente Nacional da OAB, Nehemias Gueiros, apresentou indicação ao Conselho Federal para a instituição do “Prêmio Medalha Rui Barbosa” com intuito de homenagear advogados que prestaram serviços notáveis à causa do Direito e da advocacia.

Aprovado por unanimidade pelo Conselho, uma comissão foi designada como responsável por elaborar o regulamento do prêmio. A comissão era composta pelos conselheiros José Maria Mac-Dowell da Costa, Oswaldo Murgel de Rezende, Mayr Cerqueira e Themístocles Marcondes Ferreira. Devido a divergências com relação às normas de concessão, o prêmio foi impugnado pelo Conselho quatro anos mais tarde.

Somente na sessão plenária de 26 de maio de 1970, o prêmio foi restaurado e efetivamente regulamentado, por indicação do Conselheiro Carlos de Araújo Lima. Segundo o relator do processo, conselheiro Ivan Paixão França, o restabelecimento da medalha visava dar efetivo cumprimento ao artigo 18, inciso IV, do Estatuto, que afirmava ser competência do Conselho Federal o estímulo à “exação na prática da advocacia, velando pelo prestígio e bem conceito dos que a exercem”. O primeiro agraciado foi o advogado Heráclito Fontoura Sobral Pinto, em 5 de novembro de 1971, data do seu aniversário e do aniversário de Rui Barbosa. Sobral foi o escolhido entre os indicados Levi Carneiro e Haroldo Valladão.

 

Conheça os agraciados com a Medalha Rui Barbosa