Biblioteca Arx Tourinho
        Entidades Nacionais de Advocacia
        Escola Nacional de Advocacia
        Espaço Rui Barbosa
        Livraria
        Museu Histórico da OAB
        OAB Editora
        Plenário
        Projeto Memória
        Projeto de Visitação Institucional
        Projeto Vocacional
        Sala dos Advogados
        Sala dos Presidentes de Seccionais
        Salas de Conferências

Biografia - Evandro Lins e Silva


Evandro Cavalcanti Lins e Silva nasceu em Parnaíba, interior do Piauí, no dia 18 de janeiro de 1912 . Em 1929 ingressou na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro (a única existente na época) e formou-se em 19 de novembro de 1932, em turma que teve como paraninfo o professor Afrânio Peixoto.

Como advogado, especializou-se em matéria penal e desenvolveu intensa atividade profissional no Tribunal do Júri, nos juizados criminais, nos tribunais superiores e no Supremo Tribunal Federal, defendendo, ainda, inúmeros processos de grande repercussão, inclusive em matéria política, perante o Tribunal de Segurança Nacional e a Justiça Militar.

Em 1956, foi contratado como Professor da Cadeira de História do Direito Penal e Ciência Penitenciária, no curso de doutorado, da Faculdade de Direito do então Estado da Guanabara, onde lecionou até 1961. Foi correspondente da ONU no Brasil para matéria penal e penitenciária, juntamente com os professores Lemos de Brito e César Salgado, por designação do ministro da Justiça, Cyrilo Júnior. Foi Procurador-Geral da República, de setembro de 1961 a janeiro de 1963; Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República, de janeiro a junho de 1963; Ministro das Relações Exteriores, de junho a setembro de 1963 e Ministro do Supremo Tribunal Federal de setembro de 1963 a janeiro de 1969, quando foi aposentado, com base no Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, juntamente com os ministros Victor Nunes Leal e Hermes Lima.

Ainda como estudante, e, depois, já advogado, trabalhou em diversos jornais como Diário de Notícias, A Batalha, A Nação e O Jornal, neste último assinando uma crônica diária, na Seção forense, com o pseudônimo de Lobão. Autor de numerosos trabalhos de Direito Penal e Processual Penal, sobre a Legítima Defesa, Culpa Penal, Estelionato, Concussão, Concurso de Crimes, Crimes contra a Honra, Crimes Políticos, Indivisibilidade da Ação Penal, Recurso Extraordinário, A Liberdade Provisória no Processo Penal, Pena de Morte, Privatização das prisões etc, publicados em memoriais, revistas técnicas e jornais, além de pareceres e inúmeros arrazoados forenses. Autor dos livros "A Defesa tem a Palavra", "Arca de Guardados" e "O Salão dos Passos Perdidos".

Membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em vários períodos, entre 1944 e 1961, e, depois de aposentado, de 1983 a 1995. Participou ativamente do processo de impeachment como advogado de acusação do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Em 16 de abril de 1998 foi eleito para a Cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras, sendo empossado a 11 de agosto, data comemorativa do dia do advogado.

Faleceu no Rio de Janeiro no dia 17 de dezembro de 2002.