Ophir diz que visitas “in loco” à advocacia visam Justiça fortalecida
Porto Velho (RO) – O presidente nacional da Ordem dos Advogados Brasil, Ophir Cavalcante, ao visitar hoje (05) a Seccional da OAB de Rondônia e cinco Subseções da entidade – Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Jarú e Ariquemes -, considerou o périplo importante para aprofundar o conhecimento “in loco” dos problemas da advocacia e, ao mesmo tempo, buscar o fortalecimento da Justiça e difundir a importância da garantia das prerrogativas profissionais da classe. “Trata-se de um trabalho que a OAB desenvolve, cada vez mais, em favor da maior união da advocacia em torno da necessidade de fortalecimento da justiça, da celeridade processual e da segurança jurídica no país”, disse Ophir após as visitas.
O contato com os advogados rondonienses, segundo o presidente nacional da OAB, mostrou que existem reclamações muito frequentes e comuns em relação ao funcionamento da Justiça, como a questão da morosidade e as dificuldades de acesso da população ao Judiciário, além de falta de pessoal e de Varas judiciárias. “Portanto, é importante a OAB estar sempre presente, ouvindo as bases para tomar pulso da situação e buscar soluções para as diversas questões”, observou ele. Ophir ainda conversou com os advogados sobre tipos de violação mais comuns das prerrogativas profissionais, atitudes que vêm sendo contrapostas em todo o país pela OAB na Campanha de Valorização das Prerrogativas Profissionais da Advocacia.
Do mesmo modo, conforme observou, as visitas são importantes para aferir como o trabalho da OAB está chegando aos representados. Ophir disse que se sentiu gratificado ao ouvir elogios à política de educação continuada desenvolvida pelas antenas da Escola Nacional de Advocacia (ENA), que nos últimos dois anos auxiliou na qualificação profissional de 250 mil advogados. Também a luta da entidade em defesa das prerrogativas da advocacia recebeu aplausos dos advogados rondonienses, que destacaram inclusive a importância do recente lançamento, pela OAB Nacional, do Canal das Prerrogativas (www.prerrogativas.org.br).
Além de vistoriar algumas obras e reformas por onde passou, Ophir Cavalcante visitou também os escritórios corporativos das Subseções de Cacoal e Jarú, experiências com as quais se disse positivamente impressionado. “O escritório corporativo é importante espaço para a advocacia iniciante, uma boa forma de inserir o advogado no mercado de trabalho, pois, por intermédio dele, a própria justiça encaminha o cidadão ao advogado, assegurando-se à parte mais carente, em geral ao trabalhador, a garantia de uma defesa”, comentou.
Das visitas de Ophir à Seccional e às cinco Subseções rondonienses participaram também o presidente da OAB-RO, Hélio Vieira; o vice-presidente, Ivan Machiavelli, e os conselheiros federais da entidade Gilberto Piselo, Orestes Muniz Filho e Celso Ceccato.