OAB nacional e presidente do STF são homenageados pela OAB-SE
Aracaju – O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, a diretoria do Conselho Federal da entidade e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, foram homenageados em solenidade realizada na sexta-feira (24) à noite pela Seccional de Sergie, em reconhecimento ao trabalho prestado em prol da Justiça e da comunidade.
Presentes ao evento, o secretário-geral da OAB nacional, Marcus Vinicius Coêlho, e o diretor-tesoureiro, Miguel Cançado, receberam uma placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da advocacia. O evento ainda contou com a participação de autoridades do meio jurídico sergipano, de conselheiros federais, seccionais e toda a diretoria da OAB/SE.
As homenagens encerraram o ciclo de festividades do mês dos advogados promovido pela Seccional. “Agradeço a presença destes ilustres líderes da Justiça, sobretudo da advocacia brasileira”, proferiu Carlos Augusto Monteiro Nascimento, presidente da OAB/SE, na abertura.
A noite começou com a passagem simbólica das escrituras das duas casas vizinhas à OAB/SE, que foram compradas pela Seccional em parceria com o Conselho Federal. Em seguida, Carlos Augusto fez a entrega honrosa da medalha Fausto Cardoso a familiares do ex-presidente da OAB/SE, João Moreira.
Dando continuidade à programação da noite, Ophir Cavalcante entregou à Adélia Moreira Pessoa sua reabilitação da inscrição da OAB, pois a advogada havia se licenciado para exercer o cargo de promotora de Justiça. Agora, reintegrada aos quadros da Ordem, recebeu a incumbência de presidir a Comissão de Defesa dos Diretos das Mulheres. Comissão essa que será responsável pelo reconhecimento e garantia dos direitos das mulheres.
Efetuadas as homenagens da noite, era a hora da tão esperada fala de Carlos Ayres Britto. A palestra do ministro, “a democracia como expressão normativa da unidade de material da Constituição”, iniciou-se com a saudação: “Sempre bom voltar à OAB, de tantos vínculos afetivos”. E perpassou da origem da democracia às prerrogativas da advocacia.
“Não há instância superior ao povo, portanto os princípios bases do Direito são a soberania popular, a cidadania, a dignidade de pessoa humana e o pluralismo político”, consagrou Carlos Ayres. O ministro ainda destacou que o objetivo principal da Justiça no Brasil é construir uma sociedade pública e solidária, promovendo o bem de todos.
Segundo palestrante da noite, Ophir Cavalcante exaltou a iniciativa da OAB/SE de comemorar o mês do advogado. “Essas celebrações mantém acesa essa chama que nos une em torno de um ideal comum, é reafirmar o compromisso com o Brasil”, disse.
No seu discurso, o presidente da OAB declarou que “vir a Sergipe é sempre um momento de muita alegria e participar de um evento com Carlos Ayres nos faz refletir que, aqui em Sergipe, o ditado que as pessoas não são conhecidas na sua própria terra não se aplica, pois vê a valorização e carinho dos sergipanos à Ayres Britto que tão bem representa seu estado no cenário nacional”. Ainda em sua fala, Ophir homenageou todos os advogados sergipanos, parafraseando o advogado e poeta Tobias Barreto, "ali onde o advogado não é tudo, a Justiça não é nada".
Sobre a gestão do atual presidente da OAB/SE, Ophir elogiou o trabalho realizado pela diretoria da Seccional. “A atual gestão da OAB/SE realiza um trabalho invejável, dando continuidade ao trabalho de seus antecessores, mas também descortina um outro momento para a advocacia sergipana com mais realizações e com mais participação, mais próximo ainda dos advogados”, afirmou.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-SE)