Presidente nacional da OAB critica ataques de Lula à imprensa
Brasília, 19/09/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, criticou hoje (19) os ataques feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à imprensa durante comício em Campinas (SP). Ao discursar ao lado da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, Lula disse que a população não precisa mais de formadores de opinião e acrescentou: "nós somos a opinião pública".
"É lamentável que o líder maior da nação tenha esse tipo de postura em relação à imprensa. Triste é o país que não tem liberdade de imprensa, que não pode expressar suas opiniões", disse Cavalcante. De acordo com o presidente nacional da OAB, só o cenário eleitoral pode explicar as declarações de Lula. Na última semana, denúncias de corrupção na Casa Civil derrubaram a ministra, dois assessores e um diretor dos Correios.
"A imprensa deve ser livre para fazer seu papel de denunciar. Ninguém gosta de receber críticas, mas deve saber ouvi-las e compreender que erros existem e devem ser corrigidos", disse Cavalcante, acrescentando: "Acima da Constituição, só Deus". (O Globo)