OAB vai interpelar prefeito do PT de Diadema por acusações a advogados

sábado, 25 de abril de 2009 às 01:22


Santo André (SP), 25/04/1009 - A Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) irá interpelar judicialmente o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT). Como coordenador da área de precatórios da Frente Nacional de Prefeitos e defensor da aprovação no Congresso da PEC 12 (Proposta de Emenda à Constituição), o petista, segundo a entidade, teria acusado os escritórios de advocacia de adquirir precatórios com deságios para recebê-los por valores de face. "Agora, o prefeito terá de informar quem são os advogados que estão comprando precatórios com interesses próprios, inclusive, se for o caso, para a OAB punir os profissionais", afirmou o presidente nacional da entidade, Cezar Britto.


Durante reunião ocorrida entre os 81 conselheiros federais da OAB, todos aprovaram pela interpelação judicial contra o prefeito de Diadema, explicou o advogado Orestes Muniz Filho, presidente da Comissão Especial de Defesa dos Credores Públicos da entidade. Os conselheiros encaminharam nota de repúdio à declaração de Mário Reali publicada no Jornal do Senado, na edição do dia 3. Muniz Filho ressaltou que a OAB tem uma história de defesa do Estado Democrático de Direito. "O fato de a entidade se posicionar contra a aprovação da PEC 12 é exatamente porque defendemos a Constituição Federal", afirmou.


O advogado acrescentou ainda que a "PEC 12 institui um calote nas dívidas públicas, além de atentar contra decisões do Poder Judiciário", afirmou Muniz Filho. A opinião é compartilhada pelo presidente. "Com a aprovação da PEC do calote, o Judiciário não terá mais controle sobre os abusos dos gestores públicos municipais e estaduais", afirmou. Mário Reali participa de conferência em Marrocos. A Prefeitura, porém, respondeu que o prefeito não foi notificado. Também informou que Reali "nunca teria pronunciado a frase que os advogados compram os precatórios". (Elaine Granconato doDiário do Grande ABC)