OAB Nacional homenageia José Castro Bigi por seu falecimento
Brasília, 09/03/2009 - O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por Minas Gerais, Aristoteles Atheniense, fez hoje (09) uma homenagem ao ex-presidente da Seccional da OAB de São Paulo, José de Castro Bigi, que faleceu aos 79 anos no dia 15 de janeiro. A homenagem ocorreu durante a sessão plenária do Conselho Federal da OAB, realizada em Brasília sob a condução do presidente nacional da OAB. Cezar Britto.
"Ele tinha consciência de que sem uma grande advocacia não há grandes juízes e nem grande Justiça. A seu ver, também não pode ser considerado um grande advogado aquele que coloca o seu trabalho, pretensamente técnico, somente a serviço de quem detiver no poder em dado momento", afirmou Aristoteles, ao se referir a Bigi, a quem classificou como "homem corajoso, disposto a enfrentar todas as adversidades, avesso à passividade, como o arbítrio e à prepotência".
Na homenagem, Aristoteles abordou vários aspectos da vida de Bigi, destacando a criação da Comissão de Direitos Humanos da Seccional paulista. José de Castro Bigi graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, foi membro nato da OAB-SP e ocupou diversos cargos na Seccional, sendo o último deles o de presidente da Comissão de Direito Internacional (2001-2003).