Ophir destaca 50 anos de dedicação do ministro Rider à Justiça do Trabalho
Belém (PA), 20/02/2009 - O presidente em exercício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Junior, participou hoje (20) da solenidade em que o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região homenageou o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Rider de Britto, cuja gestão se encerra no próximo dia 1º. Em saudação ao homenageado, Ophir destacou o compromisso do ministro sobretudo com a Justiça brasileira, assim como o seu explícito reconhecimento da importância que a advocacia exerce no Judiciário. Ophir afirmou que Rider de Brito sempre foi exemplo de servidor público, tendo dedicado em sua vida 50 anos de serviços exclusivamente à Justiça do Trabalho, onde galgou todos os postos, começando como servidor.
"O exemplo do ministro Rider deve inspirar a todos os servidores públicos, pois demonstrou ele que se pode fazer um vida digna como servidor público com trabalho, seriedade, honestidade e ética, servindo a sociedade de quem recebe os seus proventos e zelando pela boa aplicação da Justiça", observou o presidente em exercício da OAB Nacional em sua saudação. "O que sempre impressionou no ministro Rider foi a dedicação, o empenho, empregando todas as suas forças e conhecimentos na defesa do caráter social da Justiça do Trabalho, demonstrando ser ela um instrumento de equilíbrio nas relações entre capital e trabalho; Rider é um servidor da sociedade".
Ophir Cavalcante Junior sublinhou também que a relação do ministro Rider com a advocacia, desde os tempos em que iniciou a carreira como juiz em Santarém (PA), "foi de respeito, cordialidade e urbanidade, sempre atendendo os advogados em seu gabinete, ressaltando seu reconhecimento de que a Justiça não se faz sem a advocacia, para onde ele voltará depois desses anos todos em que esteve no serviço público, honrando e dignificando a Justiça do Trabalho".
A solenidade em homenagem a Rider de Brito - que é paraense de ?"bidos, cidade do baixo Amazonas - foi conduzida pela desembargadora Francisca Formigosa, presidente do TRT da 8a. Região. Além do presidente em exercício da OAB Nacional, o ato contou com a presença de diversos desembargadores, juízes, membros do Ministério Público do Trabalho, advogados e servidores.