Ophir participa hoje de reunião preparatória para novo sistema da Justiça do Trabalho
Brasília, 18/02/2009 - O presidente em exercício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Junior, participa às 15h de hoje (18), na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, de reunião preparatória para a instalação do módulo inicial do Sistema Unificado de Administração Processual (Suap), base tecnológica do processo totalmente digital na Justiça do Trabalho. Os protótipos do sistema serão instalados primeiramente nas Varas das cidades paulistas de Paulínia, São Caetano do Sul e Campinas e, posteriormente, no resto do país.
Participarão da reunião juntamente com Ophir o presidente eleito do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Milton de Moura França, o presidente do TRT da 2ª Região, Décio Sebastião Daidone, dirigentes da Seccional da OAB de São Paulo e o desembargador Cláudio Brandão, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) e integrante da Comissão de Avaliação de Projetos de Informática do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
O sistema é considerado a "espinha dorsal" dos demais destinados à integração digital e a informatização do processo judicial na Justiça do Trabalho. Segundo Ophir Cavalcante Junior - que acompanha as reuniões para desenvolvimento do sistema desde o seu início, por designação do presidente nacional da OAB, Cezar Britto - o software permitirá a padronização, unificação e integração do controle de tramitação das ações trabalhistas, desde a Vara do Trabalho até sua chegada ao TST.
O novo sistema de administração de processos vai permitir maior segurança na tramitação dos processos, porá fim a uma série de tarefas repetitivas que hoje ainda são necessárias no processo, viabilizará a adoção de mecanismos tecnológicos como a certificação eletrônica e, sobretudo, abrirá caminho para introduzir o processo digital na Justiça do Trabalho.
"Queremos principalmente conversar com os advogados para que eles estejam preparados para, a partir de 1º de maio - quando o sistema terá início na Vara de Paulínia - a sua comunicação com as Varas se dê, preferencialmente, pelo meio virtual. O objetivo desse trabalho de parceria é nobre: dar mais agilidade ao processo e tornar a Justiça mais célere", afirmou Ophir Cavalcante Junior.