OAB-PB entra com representação contra juiz que destratou advogadas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009 às 03:50

João Pessoa (PB), 11/02/2009 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Paraíba entrará hoje (11) com uma representação, junto à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado, contra juiz da 4ª Vara de Família de João Pessoa, acusado de violar as prerrogativas profissionais de duas advogadas durante uma audiência.

A denúncia contra o magistrado foi feita pelas advogadas Fátima de Lourdes Lopes Correia, que é conselheira seccional da OAB-PB, e Anna Carla Lopes Correia Lima. Elas compareceram ao ato judicial na tentativa de alcançar conciliação. Segundo as reclamantes, o juiz agiu de forma não condizente com a magistratura, chegando a fazer ameaças a elas e à cliente que representavam. Ele teria dito a elas que, se não se calassem, seriam presas.


Segundo o presidente da OAB-PB, José Mário Porto Júnior, atos dessa natureza são inconcebíveis. "É inadmissível que um magistrado trate os advogados sem urbanidade e de forma descortês", afirmou ele, lembrando que juiz e advogado estão no mesmo patamar, não havendo hierarquia. "O advogado merece todo respeito dos membros da magistratura e do Ministério Público e atos como esse mancham o Poder Judiciário de forma vergonhosa".