OAB vai cobrar de Lula envio logo de recursos a desabrigados; sem desvios

terça-feira, 02 de dezembro de 2008 às 03:01

Blumenau (SC), 02/12/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, afirmou hoje (02), ao visitar advogados dos municípios catarinenses castigados pelas enchentes, que vai cobrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o dinheiro público destinado ao socorro das vítimas chegue logo aos destinatários, sem os desvios da corrupção que tem atingido diversas obras públicas. Ele disse que proporá ao presidente Lula e ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, a criação de uma comissão - que pode ser inclusive integrada pela OAB se o governo assim entender -, para fiscalizar a destinação e aplicação dos recursos enviados para enfrentar a tragédia catarinense.


O presidente nacional da OAB afirmou também, durante entrevista em Blumenau, que o tratamento prometido pelos governos federal e estadual às vítimas de Santa Catarina "precisa sair do discurso para a realidade". Ele acrescentou, durante entrevista: "Nós da OAB vamos cobrar do presidente da República que efetive esses recursos (prometidos aos desabrigados) e, mais que isso, que ele chegue na ponta, que chegue a quem deve ajudar e que não seja desviado pela corrupção que tem atingido algumas obras brasileiras".


Cezar Britto disse que governos federal, estadual e sociedade devem "precisam fazer um trabalho permanente nessa região de Santa Catarina, pois a tragédia não acabou". Ele lembrou que ainda há pessoas desaparecidas ou soterradas, além de possibiliade de desmoronamento de encostas e trechos de estradas. "Então, é preciso um tratamento permanente. E o tratamento permanente que fora prometido, tanto pelo governo estadual quanto pelo governo federal, precisa sair do discurso para a realidade", criticou ele durante a visita.