Estudantes firmarão convênio para transferir sede para a OAB
Natal (RN), 14/11/2008 - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Federação Nacional dos Estudantes de Direito assinarão convênio para transferir a sede da instituição para o espaço do Centro Cultural Evandro Lins e Silva, da OAB, onde várias entidades já funcionam em Brasília. O anúncio foi feito pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, ao participar da Tribuna Livre, realizada durante a XX Conferência Nacional dos Advogados e à qual os estudantes de Direito tiveram o direito de participar pela primeira vez. Acompanhou Britto na participação na Tribuna Livre o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Vladimir Rossi Lourenço.
Entre as reivindicações dos estudantes, esteve a de Kennedy Teixeira, do Rio Grande do Norte, à qual o presidente da OAB ouviu com especial atenção. Ele defendeu uma aproximação maior da OAB com o movimento estudantil e a atividade acadêmica. Após ouvir a proposta, Britto afirmou que esse é um projeto concretizado na atual gestão, com a OAB tendo participado com freqüência dos encontros de estudantes de Direito e de reuniões da União Nacional dos Estudantes (UNE). Exemplo disso é a recente atuação da OAB junto aos estudantes que se negaram a deixar a reitoria da Universidade de Brasília (UnB) enquanto não fosse afastado o ex-reitor da instituição, Timothy Mulholland.
"O ponto mais relevante, que mostra a preocupação da OAB com a qualidade do ensino, foi a criação da Comissão de Assuntos Estudantis, composta integralmente por estudantes de Direito, inclusive com a indicação de seus Centros Acadêmicos", afirmou Cezar Britto, ao participar da Tribuna Livre. "Esse é um trabalho novo, que vai nos permitir escutar mais as vozes dos estudantes para que possamos transformar os seus pleitos em política de melhoria do ensino jurídico".