Justiça atende OAB-RJ e manda que 50% dos serventuários retomem trabalho

sexta-feira, 14 de novembro de 2008 às 07:24

Rio de Janeiro, 14/11/2008 - O juiz Guilherme Disenthaler, da 15ª Vara Federal do Rio de Janeiro, concedeu a medida liminar solicitada pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio e determinou que os serventuários da Justiça, em greve há quase dois meses, mantenham pelo menos 50% do pessoal trabalhando para garantir atendimento das demandas urgentes. Caso a decisão não seja cumprida, o SindJustiça terá que pagar multa de R$ 10 mil por dia.


Apesar do compromisso assumido com a Seccional da OAB-RJ, os dirigentes do SindJustiça não votaram em assembléia a proposta destinada ao atendimento dos mandados de pagamento- uma das questões urgentes que, em função da greve, foram afetadas. Em nota, a OAB-RJ afirmou que reconhece a procedência da reivindicação salarial dos serventuários, mas não compactua com "o corporativismo que marcou o movimento e que fez com que a greve- de um instrumento legítimo de luta dos trabalhadores- se transformasse num autêntico pesadelo para milhares de pessoas que precisam do Judiciário para resolver problemas urgentes".


"Se é verdade que o governador Sérgio Cabral e a Assembléia Legislativa têm responsabilidade direta pelo impasse, a insensibilidade e a intransigência dos serventuários transformou seu movimento em uma greve que, na prática, é contra a população", afirmou o presidente da Seccional, Wadih Damous.